cbafsmanaus@gmail.com
Evento 100% online

Participe!

Reserve a data

16/11/2021 a 19/11/2021

XIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde

Informações Gerais - Submissão de trabalhos

Deadline de submissão: Até 18 de Julho de 2021

Os resumos devem ser submetidos através do formulário on-line acessado via área do congressista, após a inscrição no evento. O sistema lhe informará como inscrever corretamente o resumo, seguindo todos os campos a serem preenchidos.

Confiram o trabalho e as informações solicitadas antes do envio final para evitar erros. Não serão aceitos ajustes no resumo e inclusão de autores após o termino das avaliações.

Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de consultores ad hoc, que emitirão pareceres quanto ao aceite final.

Os trabalhos podem ser enviados para modalidade Ê-Pôster ou Oral

Áreas Temáticas de Submissão


1) Determinantes e Correlatos da Atividade Física e do Comportamento Sedentário

2) Evidências Experimentais sobre Atividade Física, Saúde e Comportamento Sedentário

3) Intervenções em Atividade Física e Saúde

4) Nutrição e Atividade Física e Saúde

5) Medidas e Monitoramento do Exercício, Atividade Física e Saúde

6) Relações entre Políticas e Ações em Atividade Física e Saúde

7) Relações entre Atividade Física e Saúde com Cineatropometria e Desempenho Humano

8) Tecnologias na avaliação e promoção da Atividade Física

9) Aspectos socioculturais da Atividade Física e saúde
10) Atividade Física, Exercício e COVID-19

Normas para submissão de Resumos

1. Para a edição do XIII CBAFS serão aceitos trabalhos em dois formatos:
a) Trabalhos inéditos, que não tenham sido apresentados em eventos nacionais ou internacionais.
b) Trabalhos publicados nos anos de 2020 ou 2021 em revistas com Qualis igual ou superior ao extrato B1 para a Área 21 da CAPES.

2. Não serão aceitos trabalhos de revisão bibliográfica.

3. Os trabalhos deverão ser submetidos através do formulário on-line acessado via área do congressista. O sistema lhe informará como inscrever corretamente o trabalho, seguindo todos os campos a serem preenchidos. Não serão aceitos trabalhos por e-mail.

4. Os autores deverão indicar no momento da submissão o tipo de trabalho que está sendo submetido (trabalhos inéditos e trabalhos publicados).

5. No processo de submissão de trabalhos inéditos e trabalhos publicados, o autor também deverá indicar em qual temática e a modalidade que deseja que o seu trabalho seja avaliado e apresentado (e-pôster ou oral). Em caso do trabalho se encontrar fora da temática sugerida, a Comissão realocará o trabalho para outra temática. Para a modalidade apresentação oral, serão escolhidos pela comissão científica 3 trabalhos por área temática. Os trabalhos desta modalidade não selecionados para apresentação oral, serão apresentados na modalidade e-pôster.

6. Cada participante poderá inscrever, no máximo, um trabalho como autor principal para cada formato (trabalhos inéditos e trabalhos publicados). Para isso, o primeiro autor deverá estar devidamente registrado na plataforma do evento.

7. A submissão do trabalho deverá ser realizada obrigatoriamente em nome do primeiro autor.

8. Não há limites para o envio de trabalhos, na condição de coautor. Não serão aceitos trabalhos com mais de 6 autores, incluído o primeiro autor, que deverá ser, preferencialmente, o apresentador do trabalho.

9. O primeiro autor com trabalho aceito deverá, obrigatoriamente, pagar a taxa de inscrição até o dia 10 de setembro de 2021.

10. Os trabalhos aceitos poderão ser apresentados pelo autor ou algum dos coautores, desde que estes estejam inscritos no evento.

11. Somente será emitido um único certificado para cada trabalho apresentado, contendo o nome de todos os autores.

12. Após o aceite do trabalho não será permitido inserir ou excluir nomes de autores e coautores, nem efetuar qualquer tipo de alteração no conteúdo.

13. Após o envio do trabalho, o mesmo não poderá mais ser editado.

14. Os trabalhos inéditos aprovados e apresentados no XIII CBAFS serão publicados em Edição Suplementar da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS). Dessa forma, ao submeter o trabalho nesse formato o autor e os coautores transferem os direitos autorais do resumo à RBAFS. Os mesmos declaram também que participaram ativamente do planejamento, coleta de dados e redação do resumo e informam a inexistência de conflito de interesses em relação ao presente trabalho. Aos que submeterem e apresentarem trabalhos publicados, não terão seus resumos publicados na Edição Suplementar da Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS).

15. Os melhores trabalhos serão premiados em cada modalidade com entrega de menção honrosa na cerimônia de encerramento.



Normas para elaboração de resumos - trabalhos Inéditos


1. Os resumos dos trabalhos poderão ser elaborados nos idiomas português, inglês ou espanhol.

2. Os nomes e ordem dos autores e suas respectivas instituições (escritas por extenso) deverão ser digitados pelo autor nos campos determinados pelo sistema. Em seguida, o resumo preparado pode ser transferido (colado) na caixa de texto.

3. O resumo preparado deve:
a. ser preparado em editor de texto do Microsoft Word.
b. utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples.
c. conter até 250 palavras.
d. apresentar o objetivo do estudo, procedimentos metodológicos, resultados e conclusão.
e. As palavras-chave devem constar na base de descritores em Ciências da Saúde (DeCS – http://decs.bvs.br) ou no Medical Subjec tHeadings (MeSH – http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html).

Diretrizes de Apresentação - Pôsteres

Baixar modelo de apresentação

Os autores dos trabalhos aprovados na modalidade e-pôster deverão enviar: E-pôster Auto-explicativo, tipo Banner, em formato .pdf, obedecendo à dimensão total de 90 cm de largura x 120 cm de altura (conforme modelo disponibilizado), na Área do congressista no opção Enviar apresentação.

No e-pôster na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses. A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto. A Estrutura do e-pôster deve conter: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão (conforme modelo disponibilizado).

O apresentador deverá acessar a sala referente ao seu e-poster no dia e horário reservado na programação (17/11/2021 das 10:30 às 12:30 h).



Diretrizes de Apresentação - Comunicação Oral

Baixar modelo de apresentação

Os autores dos trabalhos aprovados na modalidade oral deverão gravar um vídeo de até 7 minutos através do site do evento (Área do Congressista). A apresentação deve utilizar o modelo de powepoint disponibilizado no link acima.

Após a gravação os autores deverão enviar o vídeo ao servidor. As orientações de gravação serão enviadas também por email e encontram-se disponíveis na Área do Congressista.

O apresentador deverá acessar a sala referente ao seu trabalho oral no dia e horário reservado na programação (17/11/2021 das 10:30 às 12:30 h).